top of page

Conheça o artista

 Alan Richer é artista plástico caiçara e arte educador ecologista, pintor brasileiro, natural de Paraty, estado do Rio de Janeiro. Autodidata, graduado e licenciado em artes visuais, desenha e pinta desde a infância. Passou a estudar arte a partir dos 5 anos de idade. Aos 14, iniciou os estudos de pintura a óleo, já comercializando suas primeiras telas. Em 2007 começou a expor as suas obras nas ruas do Centro Histórico de Paraty, conhecendo, trocando e vivenciando a arte com diversos pintores, pintoras e artistas pelas ruas, ou em ateliês espalhados não só ali, como por todas as regiões da cidade; respirando toda a atmosfera cultural e artística de sua terra natal.

 

Após a sua primeira exposição individual no Instituto

Silo Cultural José Kleber em 2013, já expôs na Casa da

Cultura de Paraty; frequentemente participa de editais

e produz exposições, vernissages e workshops independentes. É defensor da natureza e de sua cultura caiçara, que tem a característica de viver em harmonia com os ciclos naturais e está em constante ameaça. Sua arte é um manifesto pela defesa dos ecossistemas e consciência de sua importância, principalmente da região onde vive, banhada pela Mata Atlântica, pelo mar e seus manguezais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Alan pinta as paisagens naturais de Paraty em Plein Air  (ao ar livre). Com a sua "bicicleta atelier", intensifica o contato com o ambiente, tem acesso a lugares mais isolados para registrá-los através de suas pinturas, podendo observar, pesquisar e difundir uma consciência ecológica mais coletiva. Óleo, pastéis, aquarela,   têmpera, acrílica, grafite e carvão sobre tela e papel são as técnicas usadas pelo artista para retratar a fauna e a flora brasileira, registrar ecossistemas preservados e áreas com ameaças de degradação; como também animais raros e ameaçados de extinção.

Trabalha a sua obra pela Mata Atlântica, pelos manguezais, pelos animais que ali vivem, pelos rios, nascentes, cachoeiras, montanhas de vegetação densa e pelo mar e seus povos que ali habitam. O contato direto com todos esses elementos, observando com seus próprios olhos e estudando as mudanças sazonais, torna a sua obra inseparável da natureza, uma manifestação de suas próprias funções.

Além de artista plástico também é arte educador. Utiliza a mesma temática de arte naturalista em escolas e instituições para que os povos tradicionais reconheçam e valorizem seu próprio território, como também os visitantes. Define a arte como meio responsável pela evolução da espécie; a pintura, como expressão do espírito humano e sua capacidade de manifestar o inconsciente e as funções da mente e da alma; tal como propriedade da singularidade da vida e suas manifestações. Do fascínio pela natureza, envolveu-se com ecologia, gastronomia, poesia, música, ciclismo e budismo.

Histórico Artístico


 

2004 - Início das atividades profissionais com arte.

 

2008 - Atual: Início de Exposições ao longo dos anos nas ruas do Centro Histórico de Paraty, RJ

 

2009 - Técnico em gastronomia pelo Senac Campos do Jordão.

 

2011 – Exposição como convidado no Sarau “Antene-se” em Capão Redondo, São Paulo, SP.

 

2012 – Exposição no “Espaço Cultural Pouso do Campo” na cidade de Paraty, RJ.

 

2013 - Participação em exposição no espaço "Casa Da Liberdade - cultura, arte e pensamento"

na "FLIP" (Festa Literária Internacional De Paraty).

 

2013 - 2014 - "Extremo Naturalismo Renascente" I Exposição Individual no "Instituto Silo Cultural"conveniada com a "Eletrobras Eletronuclear" em Paraty, RJ

 

2014 - "Luzes De Paraty" - Exposição Individual no "Lima Bistrô Restaurante" em Paraty, RJ.

 

2014 - Associado à "Galeria Amazônia", Lagoa - Algarve , Faro - Portugal, como convidado.

 

2014 - Participação como convidado no projeto "A cor de Juliana" - A iniciativa cria uma galeria de arte urbana em Itatiaia-RJ. O projeto é uma parceria do Governo Federal através do programa "Mais Cultura nas Escolas" com a Escola Municipal Padre José Wyrwinski através da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Itatiaia e artistas de diversos lugares.

 

2016 – Exposição no Ocupa Paratii na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

 

2017 - Professor de Curso de Artes em ano letivo, através do projeto Mais Educação, Escola Municipal Maria Jácome de Mello, atendendo a 200 alunos do ensino fundamental 1 em Paraty, RJ.

 

2017 - Professor de Curso de Artes em ano letivo, através do projeto Mais Educação, na Escola Municipal Parque da Mangueira, atendendo a 300 alunos do ensino fundamental 1 em Paraty, RJ.

 

2017 - Curador e Produtor da Exposição "Paratii Atlântica", na Prefeitura Municipal de Paraty, que apresentou uma seletiva de 80 obras realizadas durante período letivo pelos alunos de escolas públicas de ensino fundamental 1.

 

2017 – Exposição no Ocupa Paratii na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

 

2018 – Exposição no Ocupa Paratii na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

 

2018 – Exposição individual “O Universo de Alan Richer”, na Casa da Cultura de Paraty, RJ.

 

2018 – Exposição coletiva Paraty Art II, na Casa da Cultura de Paraty, RJ.

 

2019 - Exposição no Ocupa Paratii na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

 

2019 – Exposição Individual “O Naturalismo de Alan Richer”, no Vitrine das Artes, Centro de Informações Turísticas Maria Della Costa em Paraty, Rio de Janeiro.

 

2019 - Associado à Arte Restauro BR (empresa de comércio e restauro de obras de arte de São Paulo), convidado como expositor.

 

2020 - Exposição individual no Sarau Paraty - Restaurante e Espaço Cultural em

Paraty, Rio de Janeiro.

 

2020 - Vernissage na Casa do Flamboyant, espaço cultural e galeria de arte em Paraty, RJ.

 

2020 - Ingresso no curso de graduação em artes visuais na FMU, rede de ensino Laureate.

 

2020 - Vencedor de prêmio do edital "Cultura Presente nas Redes" pela Secretaria de Cultura e Economia Solidária do Estado do Rio de Janeiro, através do projeto de filme intitulado"EQUILÍBRIO" que aborda a importância da pintura naturalista e o impacto ecológico causado na era moderna.

 

2020 - Vencedor do edital "Paraty Cultura Viva" da Lei Aldir Blanc, na categoria de produções

artísticas.

 

2021 - Vencedor de Prêmio na chamada "Carta da Terra", na categoria belas artes, realizada

pela Comunidade Influxo (arte, cultura e ecologia).

 

2021 - Exposição individual "Mata Atlântica - Impressionismo Caiçara" no IHAP

(Instituto Histórico e Artístico de Paraty - RJ).

 

2021 - Oficinas de aquarela em escolas públicas de educação diferenciada, na zona costeira de Paraty - RJ, para alunos do ensino fundamental 2.

 

2022 - Exposição  "Arte na Casa - Vertentes do Contemporâneo", coletiva de artistas plásticos na Casa da Cultura de Paraty - RJ.

 

2022 - Exposição individual "Alma Tropical - A natureza de Paraty em aquarela" no Centro Cultural da Villas de Paraty - RJ.

 

2022 - Exposição coletiva "7+7" na galeria Matriz Cultural em Paraty - RJ.

 

2022 - Oficina de Pintura "Arte na Casa" para alunos da rede pública na Casa da Cultura de Paraty - RJ.

 

2022 - Workshop de Artes Plásticas, Técnicas de Pintura na Casa da Cultura de Paraty - RJ.

 

2022 - Conselheiro do setorial de Artes Visuais do Biênio 2022/2024 no Conselho Municipal de Cultura de Paraty, RJ.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Política de Privacidade

Site 100% Seguro

© 2023 por Alan Richer

bottom of page